O motor V8 é um motor utilizado na indústria automobilística,
normalmente se encontra esse tipo de motor em carros de grande potência. Esse tipo de motor consiste em oito cilindros
divididos em duas séries de quatro, uma de frente para a outra e estão
conectados debaixo do motor em formato V. Tem como objetivo transformar a
energia elétrica em energia mecânica onde a energia elétrica está associada a
um campo magnético e pode provocar o movimento dos pistões dos cilindros.
Pensou-se em um motor que possa colaborar com o
processo de funcionamento para que ocorra um procedimento sustentável, na
escolha de um projeto de baixo custo e altíssima precisão. Eletromagnetismo dos
pistões para movimentação do virabrequim, para aqueles casos quando os valores
do combustível estão caros, permitindo-se que todos os pistões se movam de
forma eficaz utilizando corrente elétrica de baixo custo.
É relevante considerar a questão ambiental, pois
uma das etapas mais importantes para analisar o ciclo de vida de um produto é a
sua produção, uma vez que os processos industriais, se não analisados e
controlados, podem causar impactos ambientais.
Criar um protótipo que venha melhorar e estudar um conceito eletromagnético.
Visando a utilização de equipamentos adequados até que venha melhorar assim a
eficiência do motor. Utilizando-se os conhecimentos adquiridos durante o curso
e aperfeiçoá-los de acordo com a necessidade.
SISTEMA DE MOVIMENTO DO MOTOR
O
processo que foi chamado de motor V8 eletromagnético consiste em eletricidade,
mecânica e magnetismo. A elétrica é o processo de energizamento executado para
o acionamento das bobinas ou solenoides. Pelo campo magnético que irá surgir
nestas bobinas, o processo de movimento dos pistões irá iniciar, assim com os
pistões em movimentos causados pelo campo magnético resultará no movimento do
virabrequim.
CAMPO ELETROMAGNÉTICO
Campo Magnético é a concentração de magnetismo que é criado em torno de
uma carga magnética num determinado espaço.
É o ímã que cria o campo magnético, da mesma forma como é a carga
elétrica e a massa que, respectivamente, criam os campos elétrico e
gravitacional.
Isso pode ser mostrado através da imagem de um vetor, um ímã, que é representado
pelo vetor B. As linhas de indução partem dos vetores de indução magnética e
dirigem-se do polo norte para o polo sul.
Campo Eletromagnético.
Campo eletromagnético é a concentração das cargas elétricas e
magnéticas. Fenômeno estudado pela Física, a ligação entre eletricidade e
magnetismo foi entendida e comprovada pelo físico James Clark Maxwell
(1831-1879).
No campo eletromagnético, as cargas movimentam-se como ondas e, assim,
são chamadas de onda eletromagnéticas. Exemplo disso é a luz.
Linhas do campo Magnético.
CARACTERÍSTICAS DO VIRABREQUIM
- O que é? Como funciona?
Em um motor de combustão, há várias peças mecânicas fundamentais para
que todo o sistema tenha um bom funcionamento. E o virabrequim é uma delas.
Você sabe o que é isso e como a peça trabalha?
O motor de combustão do seu carro queima a mistura de ar e combustível
com o objetivo de colocar o automóvel em movimento.
Mas, para que isso aconteça, é preciso que a energia que vem da queima
seja transformada em torque.
Esta “árvore de manivelas” traz várias seções defasadas que se conectam
aos pistões da máquina.
Por isso, tomam os movimentos de sobe e desce dos êmbolos e os
transformam em rotação.
Já que a peça tem invariável contato com uma área muito quente do carro,
ela precisa ser feita em metais duros, geralmente de aço forjado, mas podendo
ter concentrações de outros elementos.
Isso acontece assim para que o virabrequim suporte o trabalho pesado e
não sofra tamanho desgaste com as rotações.
Do mesmo jeito que acontece com outras peças do veículo, é difícil
indicar um tempo de vida útil para esta peça.
Tudo vai depender da maneira como o motorista dirige seu carro e se o
uso é dentro da cidade ou área rural.
Isso pode significar abrangência de duração que varia entre 80 mil
quilômetros e 250 quilômetros rodados, por exemplo.
Porém, se houver uma má utilização do veículo, pode ser que a peça não
dure 50 mil quilômetros.
Virabrequim
- Desgaste e Condições da Peça
As condições operacionais extremas e descuidadas causam um desgaste
diário.
Se for deixado de lado sem a manutenção adequada ou verificação da peça,
pode acarretar a flexão, deformação ou rachaduras no virabrequim.
O mau funcionamento do virabrequim vai refletir em outros componentes do
carro!
Podendo empenar bielas, ocasionar batidas de metal contra metal e
acarretar sérios danos aos pistões, entre outros problemas.
Todos esses itens abaixo, podem ser indícios de que algo pode estar
errado com seu virabrequim:
1. Os barulhos metálicos em excesso
2. O consumo excessivo de óleo lubrificante
3. O superaquecimento do motor
4. A presença de água ou de metais no óleo lubrificante
5. O aumento de consumo de combustível
E se houver espaçamento entre as saliências da peça e os pistões, haverá
menos conversão de energia em torque.
- Benefícios de se realizar a troca da peça
Quando o virabrequim apresenta folgas axiais ou avarias mais sérias,
você pode estar gastando muito mais dinheiro à toa com reabastecimentos e se
expondo a riscos severos na direção.
Se a peça se romper, obviamente o carro vai parar, deixando você na mão
no meio da estrada ou onde quer que esteja.
Mas isso é difícil de acontecer.
O grande problema é que o virabrequim “danificado” faz atrito contra as
bronzinas e pistões, aumentando a distorção com o tempo.
Nada impede você de tentar retificar os colos do virabrequim e verificar
as folgas axiais desta peça.
Se o eixo estiver deformado, o profissional de mecânica especializado
pode desempenar esta parte usando os processos adequados.
Mas existem grandes benefícios em substituir esta peça tão importante.
Ao colocar uma peça de qualidade no seu carro, você vai garantir que sua
dirigibilidade e performance estejam em alto nível. Sem desgastar outras peças
do motor, nem consumir mais combustível.
Vale dizer, ainda, que o virabrequim deve ter lubrificação constante
para que a máquina sustente o melhor desempenho, o que será verificado na hora
da troca.
FONTE 24V
A fonte 24v nada mais é do que uma fonte de alimentação que recebe na
sua entrada 110V ou 220V em corrente alternada e converte para 24V em corrente
contínua (24 vcc) ou alternada (24vca) com o intuito de alimentar circuitos
eletrônicos e circuitos de comando. Sabemos que a eletricidade é o fluxo de
elétrons e que o número de elétrons que flui por um meio condutor é determinado
pela força (medida em volts) que os empurra. Neste sentido, a fonte 24v foi
adotada como um padrão para pequenos dispositivos e amplamente utilizada em comandos elétricos
na indústria. Atualmente considera-se este padrão extremamente importante nos
comandos por botões ou botoeiras elétricas, visto que com uma fonte 24v
energizando botoeiras, não teremos o risco de choque elétrico do operador que
realiza a ação de acionar a botoeira, atendendo assim a norma NR10 (que trata
da segurança em eletricidade).
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Neste capítulo será abordada a metodologia utilizada para realização do
projeto.
- Processos de movimento do motor
O motor V8 eletromagnético é um sofisticado equipamento usado para
veículos que sua função principal é transformar energia em movimento nas rodas.
Que tem por objetivo a substituição de um motor movido à combustão.
O coração desse sistema é uma pequena câmara de combustão chamada
cilindro e dentro de cada cilindro estão os pistões, os cilindros são feitos de
bobinas eletromagnéticas assim formando um solenoide. A bateria gera a corrente
elétrica que com ela a formação do campo magnético pelas bobinas do pistão
fazendo-se movimentar, girando um eixo chamado virabrequim, que vai levar a
energia mecânica até o sistema de transmissão, que por sua vez distribui essa
energia para as rodas, resultado dessa reação em cadeia é o movimento para as
rodas.
Este projeto está sendo baseado no motor, em que foi desenvolvido um
protótipo de um aparato experimental para realizações de testes funcionais.
Consiste basicamente de um circuito que alimenta os componentes elétricos e
mecânicos que dá o funcionamento ao pistão e por um sistema mecânico giratória
do virabrequim para a movimentação dos pistões.
Para o funcionamento deste protótipo utilizamos componentes elétricos,
mecânico para atender o objetivo requisitado do projeto.
- Lista de Componentes
Segue a baixa a lista de componentes utilizados para a montagem do
protótipo:
·
Fio de cobre
21 AWG
·
Fio de cobre
7 AWG
·
Fio 2,5mm
·
Rolo de linha
·
Prego
·
Fonte 24V
·
Madeira mdf
20mm
- Descrição dos componentes
Fonte de alimentação 24V:
A fonte de alimentação 24V nada mais é que uma fonte que recebe corrente
alternada 110V/220V e converte em corrente contínua 24V.
Neste protótipo de projeto será utilizado este modelo de fonte que segue
abaixo:
A fonte modelo Ms-60-24, entrada de energia 180V~260VAC com saída de
energia 24V DC.
Com esta fonte controla-se o processo de forma automatizada nas partes
mecânicas do protótipo, ou seja, ele será o cérebro que conterá energizamento.
O segundo passo para o funcionamento foi feito o enrolamento das bobinas
solenoide, 300 espiras por bobina.
Foi utilizado cobre de espessura 21AWG para ser feito o enrolamento das
bobinas.
Fonte MS-60:
Fontes industriais são circuitos eletrônicos inteligentes capazes de
transformar (comutar/chavear) a tensão vinda da rede pública ou de alta tensão
em outras tensões, de alta amperagem e/ou corrente, quase sem perder energia em
forma de calor. Essas fontes são compostas por circuitos integrados, resistores
e transformadores de silício que tornam as fontes mais leves e mais robustas.
São ideais para acionamento de motores de passo, servo motores e outros
equipamentos que necessitam de qualidade na tensão de alimentação. O uso de
fontes industriais implica em economia de energia, eficiência e máximo
aproveitamento do dispositivo.
Especificações:
• Fonte de : 24V – 2,5A –
60W;
• Tensão de entrada: AC
110-220V (bivolt);
• Tensão de saída: DC 24V;
• Corrente de saída: 2,5A
• Potência de saída: 60W;
• Dimensões: 11,0 x 7,7 x
3,6cm.
Fonte 24V
CONCLUSÃO
Conclui-se que o trabalho
foi satisfatório, com muito
esforço e dedicação, foi possível aplicar conhecimentos
adquiridos em aulas, seja na parte de montagem executando todo o esquema
mecânico, como também na parte elétrica.
Devido
a fonte de 24V 2,5A ter queimado nos testes realizados, observou-se que a fonte
não tinha a corrente suficiente para suportar a carga elétrica de 8 bobinas
solenoide de 300 espiras, conforme descrito no desenvolvimento do projeto,
sendo necessária a utilização de uma fonte de 24V 40A ou uma bateria de carro
para produzir o funcionamento correto do motor V8 eletromagnético.
Por este motivo será apresentado um protótipo menor
contendo apenas uma bobina solenoide de 300 espiras que funcionou com uma fonte
de 12V 6A, atingindo o objetivo do projeto que é criar o movimento mecânico
através do campo magnético criado pelo solenoide dando mobilidade ao
virabrequim do motor, podendo haver melhorias futuras.
Segue anexos contendo fotos do protótipo montado:
Projetando as dimensões da estrutura
Encaixe
e montagem do motor
Colocação das solenóides
Virabrequim posicionado
Este é o primeiro projeto protótipo com alimentação de 12V










Olá , para fazer o virabrequim, você utilizou qual tipo de cobre ?
ResponderExcluirSo tenho uma dúvida. Posso montar um veículo usando esse motor. E quando eu conseguiria de potência ?
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